Mais conhecido no Brasil como Sistema de gerenciamento empresarial, o ERP, é um software que atua integrando todos os módulos empresariais, centralizando informações e fornecendo dados em tempo real sobre o funcionamento de diversos setores de uma loja: como o controle de estoque, financeiro, vendas e impostos, por exemplo.
Através de um sistema ERP, as empresas adquirem a oportunidade de automatizar processos, ou seja, o programa além de gerar relatórios, realiza também tarefas rotineiras.
Através da automatização de processos, e relatórios assertivos, um sistema ERP, permite que você otimize seu tempo e tenha tomadas de decisões excelentes, garantindo que a sua empresa obtenha maior produtividade, agilizando procedimentos, e por fim fidelizando cada vez mais clientes.
Vamos supor que uma empresa possui uma rede de lojas, sendo assim, é necessário ter que lidar com milhares de itens. O que fazer para que não haja futuros contratempos, como perdas de itens, ou comprar uma quantia maior do que necessário de um item que não possui alto giro?
Nesse momento, ter um sistema ERP, é essencial para fazer o controle de estoque. Por exemplo, na medida em que as mercadorias são vendidas, o sistema informa de maneira instantânea quais itens devem ser comprados para as respectivas lojas.